segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mas, heim?

Imagine que você tem uma casa com piscina e seu vizinho não. Então, um belo dia, você chega do trabalho, e vê seu vizinho dando uma festa no seu quintal, com pessoas estranhas em sua piscina, assim, sem mais nem menos. E quando você pergunta o que está acontecendo, ele fala com a voz mais inocente do mundo: "o que foi, não podia?"
O que escrevi acima não é verdade, mas é uma boa comparação para o que vou contar agora.

Meu prédio, que chamarei de P, tem dois anos que foi entregue. Bonitinho, com garagem coberta e descoberta, muro cercando todo o terreno, recuos generosos, luminárias ao longo do muro da garagem descoberta, ralos e grelhas para adequado escoamento de águas pluviais, enfim, tudo pronto, limpo e em perfeito funcionamento.
No terreno ao lado do meu prédio está sendo construído um outro edifício, por uma outra construtora, que chamarei de X. Desde que começou a ser levantado, a construtora X improvisou umas tábuas como bandeja de proteção. Tábuas essas que eu vi voando num dia de chuva com vento. E, no fim do ano passado, X simplesmente ocupou a garagem de P com suas tábuas, impedindo o uso de cerca de 10 vagas de estacionamento. Assim, sem pedir autorização a nenhum dos condôminos de P (lembram da história da festa da piscina que falei acima?).
Eis então que recorri ao que era de direito de P - denúncia no CREA e denúncia na prefeitura. Feita a fiscalização da prefeitura, a obra ficou paralisada por um período. E, coincidentemente nessa época, X entrou em contato, querendo saber o motivo da denúncia. Expliquei minhas razões, e que ele deveria entrar em contato com o síndico de P, para que este entrasse em contato com os condôminos.
Entrei em contato com a advogada A, e ela ajudou a fazer um acordo verbal entre X e P. X enviou uma notificação dizendo que retomaria as obras, e que as terminaria em 60 dias, deixando tudo limpo e arrumado.
Pois bem, 60 dias se passaram, e nada de a obra acabar. Nada limpo. Nada arrumado. P tem hoje um andaime quase no chão de sua garagem, luminárias e sensores quebrados, piso todo sujo de chapisco e sujeira de obra, ralos e grelhas entupidas. P enviou uma contra-notificação, pedindo o término da obra em um prazo de 10 dias; prazo esse que, se não expirou, está em vias de. No entanto, o que podemos observar é tamanha morosidade, desrespeito, falta de profissionalismo.
Queria ver se fosse X o dono da casa com piscina.



Nenhum comentário: