domingo, 16 de agosto de 2009

Rendas e Bordados

Durante a viagem, o que mais visitei foram igrejas. De todos os tipos - simples, suntuosas, cobertas de mármores, ouro, pinturas, tapeçarias, mosaicos. Com características ecléticas, medievais, góticas, renascentistas, bizantinas. Em todas elas, a primeira coisa que fazia ao entrar era olhar o piso e o teto. Não havia uma que não tivesse um piso trabalhado, seja em mármore ou mosaicos, e tetos pintados, verdadeiras obras de arte!
Mas duas igrejas, em especial, chamaram minha atenção. Ambas são góticas, mas são muito diferentes.
A primeira, é o Duomo de Milão. Parece uma renda feita de pedra, com suas pontas tentando alcançar o céu. Toda branca por fora, linda, com estátuas e enfeites compondo suas fachadas.
A segunda é a Notre Dame de Paris. Essa parece um bordado. Seus vitrais e suas torres, suas portas entalhadas, as gárgulas, compondo fachadas marcantes e fascinantes. Foi uma emoção olhar para ela pela primeira vez.
Em rendas e bordados, a paz transmitida é imensa e inexplicável. Uma beleza além da beleza, além das fachadas, dos vitrais exuberantes, além da imensidão de seus interiores, de seus altares, de suas imagens. Uma beleza nos mínimos detalhes e nos mais puros sentimentos. Uma beleza além de qualquer devoção, de qualquer crença.

Nenhum comentário: