segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Meia Noite em Paris

Ontem fui com o Ton assistir ao filme de Woody Allen entitulado "Meia Noite em Paris". Obviamente o filme se passa em Paris. A época? Bem... começa em 2010, dá seus pulos em 1920 e até uma esticada na Belle Époque, para voltar a 2010.
Gil, um roteirista americano sempre sonhou em ser um grande escritor e viver em Paris, mais precisamente em 1920 (e, se possível, embaixo de chuva). Ele está trabalhando em um romance, que guarda a sete chaves, mas não recebe o apoio de sua noiva, que acha seu sonho uma bobagem. 
Porém, uma noite, ao sair de uma festa, Gil consegue o impossível: viajar no tempo, chegando à Paris de 1920. Ele fica maravilhado ao encontrar os famosos escritores, pintores, artistas que tanto marcaram essa época. No dia seguinte tudo volta ao normal. Até dar meia-noite. E assim os dias, ou melhor, as noite, seguem, com festas e encontros com o passado, até Gil se dar conta de que sempre seremos saudosistas do passado que não vivemos. Imaginamos a época pelos livros, pinturas, fotografias e criamos o nosso tempo idealizado.
Gostei muito do filme! Garante boas risadas, faz a gente pensar na importância do presente, ter uma nostalgia de um passado com o qual nos identificamos mais (ou pelo menos achamos que sim).

Nenhum comentário: