segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras

Sábado fui com o Ton ao cinema, assistir ao filme: Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras. O filme é legal, mas peca por algumas coisas. Primeiro, achei bastante violento, mais até do que o primeiro filme. Segundo, achei as cenas rápidas demais, não dando tempo ao telespectador de acompanhar o raciocínio de Sherlock. Terceiro, o próprio raciocínio de Sherlock. O filme se preocupa muito mais em mostrar seus pensamentos referentes às lutas travadas pelo protagonista, do que o raciocínio articulado que desvenda o crime.
Adoro as histórias escritas do detetive, criadas por Sir Arthur Conan Doyle, onde Sherlock desvenda os mais difíceis casos, usando a lógica nas mais estranhas evidências. Não há violências nos livros, mas puro jogo de raciocínio. Senti falta disso no filme. Sei que ele é uma releitura de Sherlock, fiquei atenta e tensa durante toda a sessão do cinema, mas foi por causa do dinamismo das cenas, e não propriamente pelo caso a ser desvendado.
É um filme divertido, o final tem um toque fantástico, mas, ainda assim, saí do cinema com a sensação de que faltou alguma coisa, ou melhor, que tanta informação deixou o mais importante em segundo plano.

Nenhum comentário: