sexta-feira, 22 de maio de 2009

Desabafo profissional

Por que algumas pessoas sempre acham que para construir não é necessário contratar os profissionais certos? Arquitetos e engenheiros não são luxo. Sabe aquela propaganda do mico (de uma empresa que vende tubos de PVC), onde o barato sai caro? Pois é verdade!
O arquiteto estuda durante 5 anos para se formar. Estuda projetos, história, estrutura, etc, etc, e não à toa! E, depois de formado, o arquiteto tem sempre que se atualizar, estar por dentro das novidades tecnológicas, para saber qual o melhor material a ser empregado, qual tem a melhor relação custo/benefício.
Ao contratar o arquiteto, você tem em mãos um projeto pensado e elaborado de acordo com suas necessidades, e um orçamento certo de quanto vai gastar.
No entanto, o que vemos com frequência é a pessoa contratar um pedreiro, ou um mestre de obras, e fazer a construção ou reforma sem um profissional, sem um projeto detalhado. Não estou falando que o pedreiro não é bom, mas cada profissional na sua área, sem atrapalhar o outro. Afinal, quando estamos doentes consultamos um médico, não um enfermeiro, né? Todos têm sua importância, mas cada um no seu lugar - ou, como diria a pseudo-música: cada um no seu quadrado.
Outra coisa que me chateia muito é a falta de confiança no profissional. A pessoa escuta o pedreiro, a mãe, a faxineira, o vizinho e até o cachorro, mas, quando o arquiteto fala, parece que é mentira! O arquiteto falou que precisa fazer assim. Aí o cliente vem: "eu falei com o pedreiro, e ele disse que tem que ser assado...". Aí o arquiteto vai e conversa com o cliente e o pedreiro, e mostra como tem que fazer. Novamente, o arquiteto fala uma coisa, e lá vem a frase: "porque eu estava conversando com o meu vizinho, e ele disse que na verdade...". Caramba! Mais uma vez, eu digo: nós passamos 5 anos estudando para nos formar! E pela formação entendemos que é o atestado que podemos projetar!

Nenhum comentário: