terça-feira, 18 de maio de 2010

Culturas caricatas

O que você pensa ao ler a palavra "Itália"? Pensa nas cores verde, branco e vermelho? Pensa em pessoas cantando ao invés de falarem? Em tarantela? Em mil gestos com as mãos? Em massas, queijos e vinhos? Pizza?
Se fizermos a mesma pergunta a um estrangeiro, sobre o que ele pensa ao ler "Brasil", o que ele responderia? Futebol, samba, carnaval, feijoada e caipirinha?
É incrível como a gente faz verdadeiras caricaturas das culturas que são diferentes da nossa. Sou brasileira, mas não posso dizer que sei sambar. Adoro feijoada, mas detesto caipirinha. Carnaval? Blargh... sou muito mais uma festa junina.
Tenho uma amiga italiana, que veio para o Brasil aos 11 anos. Ela fica louca quando vê alguma novela retratar a Itália. Entendo que os autores queiram fazer uma homenagem a lugares que eles gostam, mas acabam caindo no caricato. Italianos de novela estão sempre sorrindo, numa fazenda de videiras, tomando vinho, berrando e cantando, falando com as mãos... Quando ela estava para se casar, perguntaram a ela se iria tocar tarantela - e ela praticamente fuzilou o ser com seu olhar. E disse: "Tarantela é de uma região da Itália, e eu não sei dançar. Sei sambar muito mais do que dançar a dita cuja!"
Pensei, então, que é o mesmo caso... também não gosto de ver o Brasil retratado em obras estrangeiras. Parece que todo mundo anda pelado, só vai à praia, não trabalha, não estuda, dança samba o ano todo, acompanhado de feijoada, carnaval e futebol.
Mas, eis que nos deparamos com situações engraçadas também... certa vez veio um francês para a faculdade, por intercâmbio, e depois de uns meses, ele disse: "Vocês brasileiros só falam de comida, bebida e depilação". Foi engraçadíssimo, e a turma começou a reparar. De fato, falávamos muito sobre comida, bebida e... depilação?(essa eu ainda não sei de onde ele tirou).
Devo dizer aqui que minha primeira impressão da Itália, ao pisar em Roma, foi a de um lugar agitado, repleto de vida, com sua história milenar que influencia o mundo até hoje. A Itália das massas maravilhosas, isso é inegável, mas prefiro as pizzas brasileiras. A Itália dos sorvetes mais gostosos que eu já provei, de feiras seculares, de uma alegria que com certeza herdamos (junto com sua burocracia). Uma Itália muito mais real do que a que vi em qualquer tela.

Nenhum comentário: