domingo, 2 de maio de 2010

Rotina

O ser humano é feito de rotina. Mesmo aqueles que não gostam, não há como fugir dela na vida cotidiana. Outro dia estava pensando no assunto, e lembrei da viagem que fiz ano passado com minha tia. Com certeza foi uma experiência incrível, que rompeu toda a minha rotida diária. Mas, eis que surge uma constatação em meio às lembranças da viagem.
Turista tem uma vida cansativa, como diz minha tia. Claro que um cansaço maravilhoso, andando por paisagens belíssimas, comendo coisas deliciosas, vendo obras de arte magníficas! E, em meio a todo o cansaço e à toda a bagunça de malas, hotéis, trens, museus, igrejas, passeios, criamos nossa rotina! Incrível, mas verdade. Uma rotina torta, mas ainda assim, rotina.
Acordar cedo, andar, comer na rua. Chegar no hotel mortas de cansaço e agradecer à banheira acolhedora, jantar, anotar todas as fotos do dia (para não esquecer), deitar, ver TV, dormir. No dia seguinte, acordar cedo, andar, comer na rua... dormir. Até chegar o dia da quebra do que já estávamos nos acostumando. Arrumar as malas, pegar o trem, apreciar a paisagem, chegar num outro hotel, dar uma primeira volta pela cidade, e no dia seguinte voltar à rotina. E assim foi, por 1 mês, nessa rotina fora de prumo.
Por mais que façamos algo diferente, buscamos situações recorrentes, que nos amparem, que nos façam sentir um pouco em casa. Situações nas quais nós nos reconhecemos. E, de todas as cidades pelas quais passei nessa aventura, Paris foi a que mais me proporcionou essa cara de aconchego, de lugar conhecido. Creio que a maior razão disso seja o fato de termos passado 11 dias lá, e ainda por cima num apart. Então, um "pequeno mundinho nosso" criei junto com minha tia. Por mais que fizéssemos algo diferente, ainda assim acordávamos todos os dias, comprávamos pão na mesma padaria, passávamos todas as noites pelo mesmo supermercado, mesmo que durante o dia fosse um passeio, um lugar visitado diferente do outro.

Nenhum comentário: