sábado, 25 de dezembro de 2010

Branca de Neve

Hoje assisti ao desenho: "Branca de Neve e os Sete Anões", feito em 1937 pela Disney. Lindo. Não falo especificamente da história que, como todos os contos de fadas, há princesas em perigo, príncipes encantados, uma bruxa madrasta malvada e animais cantantes. O que me encantou foi o desenho, pensar que na época em que ele foi feito não havia toda a tecnologia que temos hoje. Desenhos feitos à mão, sem correções e edições computadorizadas. É lindo ver um desenho assim! É como se escutasse cada "risc risc" do lápis, nanquim e aquarela, como se sentisse o carinho e a dedicação em cada traço. Sem intermediários, sem máscaras. Apenas a mão e seu trabalho.
Não estou menosprezando nem desmerecendo os desenhos atuais. Não acho que tenha menos trabalho nem dedicação - acho até que devem ser mais trabalhosos. Os desenhos de hoje contam com a ajuda da tecnologia para fazê-lo e editá-lo, tem um grau de perfeição maior.
Os desenhos antigos me remetem à comida caseira, da avó, da mãe, enquanto os desenhos de hoje me remetem aos deliciosos restaurantes. Um tem um preparo amador, o outro tem um requinte profissional. E ambos são fantásticos.

Nenhum comentário: