segunda-feira, 3 de março de 2008

Mais um sentimento

Conversando com um amigo ontem pelo msn, perguntei se ele tinha lido meu último texto. Ele falou que não, e foi ler. Alguns minutos depois, ele vem com a pergunta: "você falou sobre Paixão, Ódio e Amor. Jogarei mais um sentimento, e quero que você pense (pode até virar post): Desejo". E eu repondi: "Perguntinha difícil essa, heim, seu Victor?" e ele retrucou: "Eu não faço perguntas fáceis."
É... de fato. Não foi uma pergunta nada fácil. Mas, senti-me na obrigação de pensar à respeito e colocar aqui...
Achei essa definição na internet: "
Vontade de obter ou usufruir de algo. Quanto mais difícil de concretizar ou realizar mais forte se torna. Por vezes a realidade imaginada é em grande escala superior à obtida, contudo é um sentimento que alimenta muito a ação da vida."
Ao fazer a pergunta, o Victor falou: Desejo é uma mistura de sentimentos...
Concordo com ele, que Desejo é uma mistura de sentimentos - contendo, nessa mistura, a Paixão e o Ódio. Mas é um sentimento ainda mais egoísta e avassalador. O Desejo quer ter, mas pelo simples fato de ter - não há trocas, pois ele não quer trocar nada. Quer possuir, para saciar-se. O Desejo é a própria maré, que varre tudo, é a própria ilusão, para conseguir o que quer.
O Desejo não é aprisionamento - é apropriação. Pega o objeto almejado sem permissão, e o devolve quando bem entende. O Desejo não pensa - age. Não remói - corrói.

Um comentário:

tha disse...

A minha visão de desejo é bem similar à da internet.