quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Batman

Acabei de ligar a TV e está passando Batman Begins.
Vi esse filme, assim como sua continuação, no cinema.
O primeiro filme, Batman Begins, impressionou-me muito! O som, a fotografia e o cenário do filme são fantásticos. E a história de Bruce Wayne, o Batman, é contada de uma maneira real, com todos os medos que uma infância sem pais pode causar. Ele é um herói não herói, humano, plausível. Sua inconformação pelas injustiças e crimes em Gothan City o levam ao exílio. O exílio o leva ao conhecimento:
através de ilusionismos e artes marciais ele encontra coragem para enfrentar seus medos e angústias. Um herói sombrio e solitário em busca de alívio. Simplesmente fantástico.
O segundo filme - Batman, o Cavaleiro das Trevas, foi tão impressionante quanto. Mas o foco desse filme não está tanto no Batman, mas no Coringa. - a interpretação de Heath Ledger foi espetacular. Aterrorizante. A anarquia assombrosa, o improviso cruel, a premeditação que age no elemento surpresa através do palhaço. E que confunde, desnorteia, causa outros tipos de medo.
É curioso aliás, como ambos os filmes tratam do medo. O medo que um trauma causa, e o medo que o desconhecido, o improviso trazem. O medo da crueldade, da maldade. O medo humano.
Medo. Um sentimento tão presente na sociedade hoje em dia.

Nenhum comentário: