terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Burrocracias

Tenho uma amiga/ colega de trabalho que é italiana. Ela veio para o Brasil quando ainda era criança, e frequentou escolas aqui. Formou-se em arquitetura (foi onde começou nossa amizade), e acabou de entregar a dissertação do mestrado.
Pois bem. Hoje uma secretária da pós graduação ligou no escritório para falar com ela. Falaram que ela precisa fazer uma prova de proficiência em português, já que ela é estrangeira. Ela perguntou porque, já que ela havia feito a prova de inglês para o mestrado, e sua dissertação está em português. Responderam para ela que o sistema não aceita ela não ter a prova, já que ela é estrangeira.
Ela desligou o telefone e ligou em uma escola de línguas, para marcar a prova. Ao desligar, ela falou para mim o que tinha se passado. Começamos a rir, porque é ridículo pedirem uma coisa dessas nessa altura do campeonato! Ela já entregou a dissertação, está apenas esperando marcarem a banca! Eles deveriam ter pedido essa prova quando ela se inscreveu no mestrado, não agora!
Agora ela vai fazer uma prova onde as perguntas são em italiano, para responder em português, para provar que ela sabe nossa língua. Idiota assim mesmo.
Burrocracias...

Nenhum comentário: