quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Músicas da minha infância

Algumas músicas marcam nossa vida, fazem-nos lembrar de momentos especiais, alegres, tristes. Vou falar em duas músicas em especial que marcaram a minha infância. Ambas são de Chico Buarque.
Uma delas é "João e Maria". Minha mãe costumava ouvir uma rádio que tocava só MPB, e essa música tocava quase todo dia. Quando ela não estava escutando a rádio, ela assobiava essa canção. Passei minha infância toda (desde que me entendo por gente) escutando essa música. Lembro que não gostava muito dela, não... quando começava a tocar, eu pensava: "essa música de novo?". Achava a sonoridade triste. Com o passar do tempo, fui percebendo a letra da música, e passei a gostar. "Agora eu era herói, e meu cavalo só falava inglês./ A noiva do cowboy era você além das outras 3./ Eu enfrentava os batalhões, os alemães e seus canhões, guardava o meu bodoque e ensaiava um rock para as matinês..."
A outra é "Beatriz". Essa lembra meus tempos de ginásio. Todo o meu primário eu fiz à tarde, e à partir da quinta série, passei a estudar de manhã. Quando minha mãe ia acodar a mim e à minha irmã, ela falava: "Renata, levante você e sua irmã", e ligava a TV. Nessa hora da manhã - ela costumava nos chamar às 6h15, ainda não estava passando programa algum, e na globo tocava música, até começar o telecurso. E lembro que Beatriz era meu despertador. Bom, na verdade era a última coisa que eu escutava antes de levantar da cama, porque ela tocava todo dia no mesmo horário. E sempre gostei dessa música - achava linda a melodia, e a letra também.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu sempre me achei monga por ter conhecido essa musica na facu... credo, onde eu estive na minha infancia?

VBN disse...

Adoro o Chico Buarque. Minha mãe sempre alternava no carro e em casa as fitas "de criança" com as de MPB. Chico e Rita Lee estavam sempre presentes.