quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Às vezes a vida não quer apenas passagem

Acabei de ler o blog de um amigo, onde ele fala sobre fantasia. Fui fazer um comentário, pois adorei seu post, e então percebi que meu comentário se tornaria um post, e resolvi vir pra cá para escrever.
Ele diz que nós, seres humanos, deixamos de lado a fantasia, a vontade de ir a mundos desconhecidos. É nesse ponto que resolvi escrever. Muitas vezes nos esquecemos que um dia fomos crianças, e que ainda guardamos dentro de nós essa essência infantil, de ir atrás do novo, do encantado, da fantasia. Esquecemo-nos que precisamos dos sonhos para melhorarmos, para tornar o sorvete de chocolate (um exemplo usado por ele), o sorvete mais maravilhoso do mundo naquele momento. Quase sempre tomamos o sorvete como se fosse qualquer um - se fosse de pedra, não perceberíamos, e fazemos isso diariamente. Quantas vezes deixamos passar aquela conversa boa, porque não temos tempo; quantas vezes esquecemos de olhar o céu maravilhoso acima de nós...
Observem uma criança passeando com os pais. Ela anda distraidamente, olhando para todos os lados, para cima, para baixo, sem prestar atenção nos obstáculos, afinal, há coisas muito mais interessantes de serem vistas - uma flor, um passarinho voando, um cachorro que passou correndo, o boné colorido daquele menino, o sorvete que parece tão gostoso, a formiga que passou bem pertinho do pé... O propósito do passeio pode ser uma ida à sorveteria, mas aconteceram tantas coisas fantásticas pelo caminho, tantas descobertas, tantos sons, tantos cheiros, que ao chegar no sorvete, ele se torna O Sorvete fabuloso!
Falta-nos isso em nosso dia-a-dia! Falta olhar além, tirar o foco. Curtir o caminho, e não somente o resultado. Muitas vezes nos preocupamos tanto em chegar ao fim, cumprir a meta, que quando finalmente temos o resultado, ele não tem aquele sabor que imaginamos. O que faltou? Faltou o durante, a tragetória. Esquecemos que o resultado é fruto de todo um caminho percorrido, e não apenas as palavras finais. E para que o caminho seja bom, precisamos curtir cada momento, cada pedacinho dele.

Um comentário:

tha disse...

Cabei de ir lá conhecer o Ao Sugo. E já gostei. rsrs